Gramado é um dos destinos mais cobiçados entre os turistas brasileiros e não é para menos. A cidade se destaca das características típicas do nosso país, pela localização privilegiada na Serra Gaúcha, pelo clima e a cultura de origem européia.
Seu charme, belas paisagens, vida cultural, inúmeras atrações e excelente culinária fazem de Gramado um lugar agradável para praticamente todos os gostos. Confira algumas das melhores atrações que você pode aproveitar com a sua família:
- Lago Negro: é um lago artificial, envolto por muita vegetação, como arbustos de hortênsias, que
deixam a paisagem com aspecto de conto de fadas - Minimundo: cidades em miniatura a céu aberto;
- Igreja de São Pedro, construída a partir de 1917 em madeira e em 1943, com parte da estrutura
em pedra; - Snowland: onde tem neve de verdade, o ano todo;
- Gramado Zoo: foi criado em 2008 e recria o habitat natural de animais da fauna brasileira;
- Parque Olivas: oferece uma paisagem incrível e atrai muita gente para o pôr-do-sol, com direito a
DJ e música ao vivo; - Aldeia do Papai Noel: comemorando o Natal o ano inteiro;
- Mundo de chocolate;
- Vale dos Dinossauros
Já pensou em passar o Natal em Gramado, RS?
O Natal Luz em Gramado é o evento turístico mais importante do calendário da cidade e tornou-se uma tradição por lá. E, mesmo acontecendo fora do tradicional inverno da Serra Gaúcha, seu fascínio e encanto não deixam nada a desejar.
Para quem deseja curtir as festividades de fim de ano em Gramado, a programação já começa em outubro e se estende até janeiro.
Por isso, a cidade toda se transforma com uma decoração de conto de fadas. Você e sua família irão ficar encantados com a Cidade Mágica do Natal, a Rua das Renas e a Vila do Natal, que é o endereço do Papai Noel, onde fica a Casa do Bom Velhinho.
Além disso, você contará com o Tannenbaumfest, um tradicional concurso de decoração de pinheirinhos, o Nativitaten, um espetáculo encantado, A Fantástica Fábrica de Natal, o Reino do Natal e outras atrações que proporcionam os turistas a experimentar o clima natalino típico dos países europeus, com toda a sua magia, luzes e cores.
Se você ainda não conhece Gramado, ou se foi somente no inverno e ficou encantado, procure a Sudeste Viagens e se informe sobre as opções de passagens e pacotes para essa cidade linda!

Conheça as delícias culinárias de Gramado
A charmosa Gramado, na Serra Gaúcha, é conhecida por sua arquitetura estilo europeu e pelo clima aconchegante de montanha, que atraem turistas do mundo todo.
E não é somente a arquitetura que os europeus trouxeram para esta cidade, mas também a culinária, que tem uma forte influência alemã e italiana.
Se você está preparando as malas para conhecer esse lugar único, aproveite para desfrutar o que a cozinha de lá tem de melhor. Anote alguns dos pratos típicos de Gramado que você não pode deixar de provar:
- Cuca Alemã: bolo delicioso coberto com uma farofa doce e crocante
- Galeto Italiano: frango assado em brasa
- Apfelstrudel: massa folhada recheada com maçã
- Fondue Suiço: em versões doces e salgadas
- Churrasco: esse é um prato típico gaúcho, segundo eles, o verdadeiro churrasco… então você definitivamente não pode deixar de provar.
Conheça um pouco da história de Gramado e aproveite melhor a viagem
Gramado é sem igual. Atrai inúmeros visitantes ao longo do ano todo para prestigiar suas atrações com ares europeus. O Natal Luz, a Páscoa, o Festival de Cinema de Gramado e tantos outros eventos fazem dessa cidade o principal ponto turístico da região.
Mas, talvez muita gente ainda não saiba que o povoamento da cidade começou com Tristão José Francisco de Oliveira e José Manuel Corrêa, que se estabeleceram no local em 1875, formando a cidade. Mais tarde, sim, ela foi colonizada por imigrantes alemães e italianos.
Esse povo trouxe sua cultura, hábitos de trabalho, religião e gastronomia, que distingue Gramado de outras regiões brasileiras. Os descendentes de europeus viram naquele local todo o potencial para se destacar como um pedaço da Europa. Seus lagos, jardins, fiação subterrânea, ruas amplas e tudo o mais lembra o clima alpino das montanhas europeias.
Se você ainda não conhece, não sabe o que está perdendo!